quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sobre o sofrimento

Existe um grande diferença entre dor e sofrimento. Dor é algo que acontece com você em algum momento da vida. Uma perda, uma contrariedade, um sonho não realizado, etc.. Sofrimento é quando você pega essa dor e alonga ela como um chiclete durante da sua vida . A Dor é inevitável, faz parte da vida. Já o sofrimento, não !

Raramente sofremos pela realidade ! Normalmente sofremos pelo passado ou pelo futuro. Culpa e raiva do passado ou medo do futuro. Deixe sua mente ficar no presente, onde nós estamos bem a maior parte do tempo. pense.. o que esta acontecendo comigo agora? Neste exato momento, o que me faz sofre? Deve ser algo do passado ou do futuro. O passado ja passou e o futuro é probabilidade.. Sofremos à toa !

E porque sofremos..? Na verdade , somos viciados em sofrer ! Isso vem de varias vertentes: Do pensamento religioso cristão que glorificou o sofrimento e trouxe um sofrimento como redenção, expiação dos pecados, como limpeza de algo que a gente fez de errado.. Vem tambem de criação, do sofrimento que vemos dos nossos pais ou da nossa familia e de certa forma fica introjetada em nós.. Vem da nossa sociedade que valoriza o sofrimento ou as coisas adquiridas com sofrimento em detrimento das adquiridas sem dificuldade.(... do suor de teu rosto comerás o teu pão até que retornes à terra..genesis 3:19).. vem tambem do ganho sofrimento.. ele pode justificar tudo: agressividade, manipulação, irritabilidade, tudo..

O sofrimento tambem vem de um pensamento infantil que o universo vive premiando os bons e punindo os maus.. ai se algo não dá certo, ou alguma fantasia não se realiza, nos consideramos maus sem saber direito o que fazemos para "merecer" que nosso sonho não se realize, e por consequência sofremos com isso!

Aprendemos mais com dor e com o sofrimento que com o prazer e a alegria. Podemos crescer, corrigir eventuais falhas , redirecionar nossa vida, tornarmos mais mansos, menos ego, mais tolerantes em virtude de passamos por dores na vida. Ele nos deixa mais compreensivos !
E sabe de uma coisa.. a partir do momento que você para de fugir do sofrimento e descobre a luz e a sabedoria atras dessa dor....tcham tcham tcham.. ele deixa de ser sofrimento !!

Um comentário:

  1. Muito interessante.
    Parabéns.

    Ronaldo Gomes Alvim
    alvimrg.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço a sua mensagem!!!!